“O Saeb é nosso aliado como uma ferramenta de auxílio e um pacto pela educação. Por isso, é importante que alunos, professores e profissionais da educação participem da avaliação. Essa é uma maneira de contribuir para construirmos a melhor educação da história do DF”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
O sistema permite realizar o diagnóstico da educação, trazendo dados estatísticos e pedagógicos que formam um indicativo da qualidade do ensino brasileiro. Oferece, ainda, subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. A Secretaria de Educação vai analisar os dados obtidos e identificar as habilidades e fragilidades dos estudantes.
Quem faz as provas
• A avaliação, aplicada seguindo os protocolos de biossegurança, é realizada de forma censitária na rede pública e de forma amostral na rede privada. É composta por testes onde os participantes respondem questões de matemática e de língua portuguesa. Para ter alunos participando, é preciso que a escola tenha mais de dez estudantes matriculados nos anos e séries avaliadas.
• Todos os alunos de escolas públicas do quinto e do nono ano do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio são avaliados em língua portuguesa e matemática.
• Essas mesmas etapas da educação básica são avaliadas por amostra nas escolas privadas.
• Também são aplicadas provas de língua portuguesa e de matemática para o segundo ano do ensino fundamental, mas, neste caso, por amostra em escolas públicas e privadas.
• Ainda por amostra, há provas nas áreas de ciências humanas e de ciências da natureza para o nono ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares.
• A avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, é feita por amostra, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários de Educação, diretores e professores dessa etapa.
Exame
O Saeb é realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, de reprovação e de abandono, aferidas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desta edição, participam cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros.
O Inep estabelece um período para aplicação das provas e as secretarias de Educação do país definem seus próprios calendários, dentro dessa janela. Em 2021, o prazo nacional começou em 8/11 e vai até 10/12. No DF, os testes começaram em 16/11 e seguem até 3/12.
Para saber mais, visite a página do Saeb no site da Secretaria de Educação.
FONTE: agenciabrasilia.df.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário